16 11 - Notícia

Turnê Rumpilezz visita Caymmi passou por cinco cidades brasileiras

A bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresentou, no dia 14 de novembro, o concerto Rumpilezz Visita Caymmi, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A apresentação encerrou a turnê nacional homônima, que estreou no Rio de Janeiro [20.06] e passou por Porto Alegre [25.09], Blumenau [27.09] e Curitiba [02.10]. O espetáculo traz um passeio cênico-musical da Orkestra pela obra do compositor conterrâneo Dorival Caymmi.

O repertório dedica atenção a dez composições do cantor, desenhadas no concerto como músicas e vinhetas, e traduz o viés afro­baiano da prosa caymmiana, tendo como lente de reconstrução o UPB (Universo Percussivo Baiano) – matéria-prima de desenvolvimento da Orkestra Rumpilezz e objeto de observação de Letieres Leite.

Transmitindo o violão de Caymmi para toda a Orkestra, Letieres amplia em palco as claves e desenhos rítmicos da música afro-baiana e também das composições do homenageado, possibilitando um encontro entre os dois universos. Entre as músicas apresentadas ao público estiveram “Canto de Nanã”, “O Vento”, “Acalanto” e “Noite de Temporal”.

“A obra de Caymmi tem importante destaque na estruturação da música brasileira tal como conhecemos. Ele foi o primeiro a trazer a informação da música da Bahia de maneira rigorosa e aproximou a música popular de elementos importantes da música de matriz africana. Neste encontro, vamos dialogar com essa essência de Caymmi e ir adiante com contornos da música ancestral”, explica Letieres Leite.

O MERGULHO EM ESTÉTICA  

Sob o olhar cuidadoso da interpretação de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, o espetáculo cênico-musical inspira em imagem, som e atmosfera o outro lugar da estética Caymmiana – a brisa poética da música popular baiana.

“É um concerto que propõe uma leitura da obra de Caymmi, distante dos arquétipos comuns, em especial, pela própria leitura não óbvia que a Rumpilezz faz com sua música e neste repertório. Isso nos leva a um concerto lunar, com um olhar para o mar noturno, romântico e fresco da Bahia”, afirma Elísio Lopes, que assina a direção artística em parceria com o maestro.

DORIVAL  

A escolha de contemplar um compositor que usasse similar linguagem e conceito da Rumpilezz encontrou em Caymmi a conexão. Com uma obra fresca e repleta de baianidade em referências musicais e plásticas, o cantor é apontado como um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, e referência para o que Letieres chama de “violão completo”. Em 2015, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresentam o seu olhar para esta obra, colocando o seu conteúdo de musicalidade em um lugar de observação e reverência.