14 jul - Notícia
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
01 11
AgendaO Bloco Afro Muzenza do Reggae inicia seus Ensaios de verão no próximo dia 8 de novembro (sexta), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, às 21h. O grupo apresentará seu tema para o Carnaval de 2014, “Reggae, Futebol e Paz”, e trará uma prévia do novo trabalho do grupo. O cantor e compositor Fael Primeiro se apresenta junto com o grupo. Os ingressos custam R$20 e estão à venda na TicketMix (tel.: 4003-1212).
A banda percussiva Muzenza apresenta seu repertório com clássicos do grupo, como “A terra tremeu”, “Brilho e beleza” e “Swing da cor”. Na ocasião, os tradicionais tambores do grupo e sua influência reggae se unem à música urbana dos sistemas de som, também surgidos na terra de Bob Marley. Fael Primeiro, conhecido por seus trabalhos com o Ministereo Público e Bemba Trio, se une a Nem Tatuagem, da ala de canto do Muzenza. Nas programações que acompanham a apresentação de Fael, o DJ Fino mescla um pouco de harmonia aos tambores do bloco do reggae.
Dessa interação, pode-se esperar a mistura do samba reggae com ritmos como RAP, kuduro, dance hall, funk, afro beat e outros. “A ideia é trazer um pouco da música periférica contemporânea para o grupo, novos elementos, novos timbres, uma nova consciência à já forte e poética música do Muzenza”, explica Fael. “O grupo é um dos mais fortes pilares do samba reggae, uma grande referência para os que estão no cenário a fim de pesquisar a música afro baiana”, completa.
Muzenza do Reggae
O bloco afro Muzenza foi criado no bairro da Liberdade em 1981 e tem na sua musicalidade inspiração no reggae jamaicano. O suingue do reggae em sintonia com a percussão baiana marca as apresentações do grupo, que trazem canções de conscientização social e igualdade entre os povos, ao som do samba reggae, ritmo criado na Bahia. Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo, significa Yaô do Nagôs, é o nome dado aos iniciados nos candomblés de nação Angola.
Fael Primeiro e o Dub Muzenza
Multifacetado, o artista Fael Primeiro manifesta o seu talento e criação tanto na música quanto nas artes visuais. Como compositor e cantor, realiza trabalhos junto ao sound system Ministereo Público, à banda Dubstereo e ao grupo Bembatrio. Iniciou sua trajetória em movimentos de sound system soteropolitanos, com referências musicais de ritmos periféricos mundiais e locais, como samba reggae, samba duro, RAP, etc. Nas artes visuais, o grafite é a sua principal expressão, marcada em intervenções e instalações públicas espalhadas pela cidade. Ao Muzenza, Fael traz também referências da música jamaicana contemporânea, explorando, além do reggae, o dub e o dance hall.
Serviço
O quê? Ensaio do Muzenza
Quem? Grupo Muzenza e Fael Primeiro
Quando? 8 de novembro, 21h
Onde? Largo Tereza Batista, Pelourinho
Quanto? R$20
Ingressos à venda na TicketMix: 4003-1212
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
Quarteto de trombones Modap, do Neojiba, estreia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico (Farol da Barra)
Ler essa notícia
Pela primeira vez, Salvador recebe o Rei e Rainha do Mar, maior festival de esportes de praia do Brasil
Ler essa notícia
Em 4 apresentações com casa cheia, Ellen Oléria apresentou novo trabalho Afrofuturista ao público soteropolitano
Ler essa notícia