14 jul - Notícia
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
04 08
NotíciaApós um período de seis meses com intensas atividades artísticas e culturais, a plataforma Mundo Afro encerrou, no dia 1o de agosto, o ciclo de oficinas de capacitação realizadas por cinco entidades afros de Salvador. O evento, que aconteceu na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, reuniu todos os alunos participantes do projeto, além de familiares, professores, patrocinadores, apoiadores e representantes de cada entidade. O objetivo da comemoração foi compartilhar os resultados de todo o processo de aprendizagem das oficinas por meio de apresentações musicais, desfiles e mostras.
Com o desejo de construir um novo capítulo na história da cultura afro, o Mundo Afro uniu cinco importantes entidades baianas – o Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza –, para este trabalho que associa criatividade e empreendedorismo, numa iniciativa que estimula e valoriza a produção artística dos blocos afros participantes. Ao todo foram realizadas 25 oficinas – que abordaram os diversos aspectos da cultura e tradição afro, desde a música até a moda – com consultoria do Sebrae em todas as turmas, reunindo um total de 750 inscritos.
As oficinas do Mundo Afro chegam ao fim com um balanço bastante positivo, estimulando em diversos homens e mulheres várias habilidades e competências que já tinham, mas que estavam distantes da cadeia criativa. Segundo a consultora do Sebrae, Ursula Quaresma, as consultorias realizadas com abordagem direta e desafiadora durante as oficinas aconteceram com objetivo de despertar os participantes para o empreendedorismo.
Foram elaborados e apresentados para cada entidade os conteúdos interdisciplinares de marketing pessoal, marketing digital, desenvolvimento de novos produtos, aspecto comercial e criatividade. O conteúdo e as atividades propostas foram preparados com foco no pensamento crítico, na aplicação do conhecimento local e na geração de renda, usando o colorido e a diversidade. Dessa forma, pretendeu-se estimular o saber e a prática nos locais de produção e comercialização de produtos e serviços. “O Sebrae é um agente transformador capaz de abrir várias janelas no mundo dos negócios para a cultura negra.”, afirma Ursula.
A coordenadora pedagógica do Mundo Afro, Anne Rodrigues, acredita que os cursos de capacitação da plataforma trouxeram ao mercado de trabalho profissionais diferenciados. “Além do conhecimento técnico ligado a cada oficina, os jovens capacitados pelo projeto, chegam com conhecimentos de gestão de negócios e empreendedorismo e história social, política e cultural das populações afrobrasileiras”, conclui Anne.
SOBRE O MUNDO AFRO
Mundo Afro é uma iniciativa que se desdobra em muitas ações e tem como protagonistas cinco importantes matrizes da cultura afro, em Salvador, além de artistas e produtores parceiros. Ancorado na criatividade e mobilização empreendedora, o projeto deu o pontapé inicial entre janeiro e março de 2014 nos ensaios pré-carnavalescos e durante o Carnaval. O objetivo foi valorizar a produção artística dessas entidades com novos produtos e parcerias.
A junção de produtoras do mercado da cultura com o objetivo de fomentar o viés empreendedor da cultura afro marca um momento importante no cenário artístico-cultural da Bahia. A intenção deste grupo – formado pela Janela do Mundo, Simples Produções e Caderno 2 – é que as entidades envolvidas no Mundo Afro consigam desenvolver um calendário de atividades que seja sustentável durante todo o ano, e não apenas concentrado no carnaval, além de capacitar os profissionais envolvidos na trajetória desses blocos.
PARCEIROS E PATROCINADORES:
Patrocínio: CAIXA | Coelba | FazCultura | Secretaria da Fazenda | Secretaria da Cultura | Governo do Estado da Bahia
Apoio: Sebrae | Unijorge | Rede Bahia
Realização: Cortejo Afro | Filhos de Gandhy | Ilê Aiyê | Malê Debalê | Muzenza | Janela do Mundo | Simples Produções | Caderno 2 | Ministério da Cultura | Governo Federal
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
Quarteto de trombones Modap, do Neojiba, estreia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico (Farol da Barra)
Ler essa notícia
Pela primeira vez, Salvador recebe o Rei e Rainha do Mar, maior festival de esportes de praia do Brasil
Ler essa notícia
Em 4 apresentações com casa cheia, Ellen Oléria apresentou novo trabalho Afrofuturista ao público soteropolitano
Ler essa notícia