14 08 - Notícia

CAIXA Cultural Brasília recebeu Kindembu

A CAIXA Cultural Brasília recebeu no dia 12 de agosto de 2015 o espetáculo Kindembu, dirigido por Elísio Lopes Jr., que reuniu entidades e grupos afro da Bahia com convidados de Brasília. Com o objetivo de estabelecer pontes entre o tradicional e o moderno, o espetáculo celebrou o cancioneiro afro e a história dos blocos de matriz africana que estavam no palco. Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza entraram em diálogo com convidados brasilienses como Ellen Oléria, Dhi Ribeiro, Teresa Lopes, o rapper Japão e o grupo de samba Filhos de Dona Maria para celebrar a tradição musical afro-baiana com a estética desses novos artistas.

 

A dança, um dos elementos marcantes da apresentação, funcionou como elemento de ligação cênica e teve coreografia de Zebrinha e performance de bailarinos de blocos afro. As artes visuais estavam presentes no cenário com projeções do VJ Dexter a partir do trabalho do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos representando uma África mítica e dos figurinos feitos pelo presidente do Cortejo Afro, Alberto Pitta.

 

Com o objetivo de conectar expressões culturais diversas, mas que estão discutindo temáticas próximas, Kindembu, foi uma apresentação única na capital do país.