
14 jul - Notícia
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
14 12
NotíciaA Orquestra Castro Alves (OCA), segunda formação do programa NEOJIBA, finalizou em Salvador, no Teatro Castro Alves, no último dia 13 de dezembro sua primeira turnê, que teve início em novembro e passou por Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal e Fortaleza. O concerto contou com a regência do jovem maestro e percussionista Cássio Bitencourt.
A OCA conta regularmente com 70 músicos, que ensaiam todos os dias da semana, no TCA, sob a supervisão e monitoria dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. Para participar dessa grande experiência, foram também selecionados, através de audições, músicos de outras orquestras e núcleos do NEOJIBA, além de alguns integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Jovens músicos do NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) Trancoso, da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), da Orquestra de Câmara do NEOJIBA (OCN) e da Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina participam da Turnê Nordeste 2015. No total, 90 músicos subiram ao palco do TCA e de outros seis palcos do Nordeste.
O repertório apresentou obras dos compositores latino-americanos Arturo Márquez, Alberto Ginastera, Oscar Lorenzo Fernández e Maestro Duda, além de peças do repertório tradicional europeu escritas pelos russos Tchaikovsky, Shostakovich e pelo finlandês Jean Sibelius.
Turnê Nordeste
Entre 9 e 18 de novembro, uma equipe de 120 pessoas (90 músicos) percorreu 3 mil quilômetros da Região Nordeste, passando por Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal e Fortaleza. A empreitada representou um passo importante na vida desses jovens músicos. Muitos saíram pela primeira vez do Estado da Bahia, sendo assim uma grande oportunidade de crescimento musical e humano.
A turnê repete os passos da Orquestra Juvenil da Bahia, primeira formação orquestral do NEOJIBA, que percorreu o mesmo caminho em 2009. Alguns músicos fundadores do NEOJIBA acompanharam a viagem da OCA. Entre eles, Aline Falcão, atual coordenadora da Castro Alves, que participou da Turnê Nordeste da Orquestra Juvenil da Bahia em 2009 como pianista e harpista. “Seis anos depois eu estou aqui, com o enorme desafio de organizar e realizar, junto com uma equipe maravilhosa e parceira, a segunda turnê Nordeste de uma orquestra integrante do NEOJIBA. Quando realizamos nossa primeira turnê na região em 2009, a Orquestra Castro Alves nem existia! Eu tive a sorte de acompanhar e crescer juntamente com esta orquestra. Foram quatro anos de muito trabalho, troca musical, humana e de aprendizado”, comenta.
O concerto em Salvador celebra o encerramento da Turnê Nordeste da OCA, que conta com patrocínio das empresas Cielo e Cateno e apoio da Agência Leiaute, do Instituto JCPM, do Riomar Recife, Riomar Fortaleza e Salvador Shopping. Tem produção da Janela do Mundo e é uma realização do Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Sobre a Orquestra Castro Alves (OCA)
A Orquestra Castro Alves é o resultado mais manifesto do pioneiro sistema de multiplicação do NEOJIBA. Constituindo-se hoje como a segunda formação orquestral mais importante do programa, o grupo recebe capacitação musical e pedagógica dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. Formada majoritariamente por adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos de idade, oriundos dos diferentes Núcleos de Prática Orquestral e Coral (NPOs) do NEOJIBA, a OCA representa a futura geração de músicos multiplicadores baianos.
Os integrantes dessa orquestra se destacam pela vitalidade e capacidade de comunicação. Eles têm tido a oportunidade de receber capacitação de músicos consagrados, como a violinista japonesa Midori Goto. A orquestra recebe também com regularidade a visita de maestros convidados, como o venezuelano Eduardo Salazar. Desde 2015, a Orquestra Castro Alves é regida pelo jovem Cássio Bitencourt.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestra infanto-juvenis baseado no aclamado “El-Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
Quarteto de trombones Modap, do Neojiba, estreia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico (Farol da Barra)
Ler essa notícia
Pela primeira vez, Salvador recebe o Rei e Rainha do Mar, maior festival de esportes de praia do Brasil
Ler essa notícia
Em 4 apresentações com casa cheia, Ellen Oléria apresentou novo trabalho Afrofuturista ao público soteropolitano
Ler essa notícia