14 jul - Notícia
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
03 02
NotíciaA primeira edição do “Afródromo Pré-Avenida no Concerto Pérolas Mistas” começou com Carlinhos Brown, Quésia Luz, Lazzo Matumbi, Ilê Aiyê e Ellen Oléria em clima de homenagem à Bahia e sua raízes musicais. O evento aconteceu dia 31 de janeiro, no Museu du Ritmo, trazendo ao público o espetáculo cênico-musical em reverência à ancestral música afro-baiana.
Ao som das marteladas de um soldador, subiram ao palco Carlinhos Brown, Quésia Luz e Lazzo Matumbi, para, juntos da Orquestra de Câmara de Salvador, apresentarem um repertório mesclado com clássicos da música afro-baiana da década de 1970.
“Na Beira do Mar”, dos Tincoãs, “Cavaleiro de Aruanda”, popularizada na voz de Ronnie Von, e “Patuscada Gandhy” ganharam novos arranjos na voz dos solistas, que foram acompanhados pela Deusa do Ébano, das Rainhas do Malê e do Muzenza e do bailarino do Afoxé Filhos de Gandhy, que apareceram nas sacadas do Museu du Ritmo trazendo mais beleza às músicas.
“É da raiz que é extraída a vida. A nossa história é passada de boca em boca, de mão em mão e sempre há o perigo de ser perdida numa esquina. O que faz dela eterna é cada fincada de pé no chão,”. Assim o cantor Aloísio Menezes entrou em palco junto com a Cacicada, trabalho musical que resgata o repertório dos blocos de índio.
Composições como “Negro é Feliz”, do Diplomatas de Amaralina, “Lenço Branco”, conhecida na voz dos Apaches do Tororó, e “Quem era eu”, antes cantada pelo bloco Tupy, foram entoadas pelo grupo, sob o comando musical de Gerson Silva.
Para encerrar a noite, o Bloco Afro Ilê Aiyê foi o convidado da noite. O Ilê apresentou seu repertório tradicional e convidou ao palco a cantora brasiliense Ellen Oléria para cantarem junto “Pérola Negra”, “Quando o Ilê passar” e “Que bloco é esse?”.
EM TEMPO: A segunda edição do Concerto Pérolas Mistas acontece nesta sexta-feira (07.02), às 20h, no Museu du Ritmo. O blocos Filhos de Ganhy e Muzenza e o cantor Toni Garrido também participam do show. Os ingressos custam R$40/R$20 e estão disponíveis para compra nos balcões da Ticketmix. +info: 4003-1212
Para celebrar os 10 anos de fundação o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realiza turnê.
Ler essa notícia
Quarteto de trombones Modap, do Neojiba, estreia no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, no Museu Náutico (Farol da Barra)
Ler essa notícia
Pela primeira vez, Salvador recebe o Rei e Rainha do Mar, maior festival de esportes de praia do Brasil
Ler essa notícia
Em 4 apresentações com casa cheia, Ellen Oléria apresentou novo trabalho Afrofuturista ao público soteropolitano
Ler essa notícia